Games para PC estão dizimando os consoles, diz John Romero

Mais conhecido atualmente pelo fracasso de Daikatana do que por sua contribuição a games como Doom e Quake, o desenvolvedor John Romero não se acanha em fazer comparações entre o mercado de PCs e os consoles caseiros. Em uma entrevista recente concedida à Games Industry International, ele afirmou que os computadores atualmente estão simplesmente dizimando as plataformas de mesa.

Segundo Romero, os principais fatores que levam isso a acontecer são os jogos free-to-play e o preço incrivelmente baixo com que alguns jogos são vendidos nesse meio. “Com o PC, você tem o free-to-play e jogos do Steam por cinco dólares”, afirmou. O desenvolvedor complementa afirmando que o novo modelo de jogos gratuitos é gigantesco e já conseguiu acabar com centenas de estúdios AAA que não conseguiram se adaptar.

“É uma forma diferente de monetização daquela vista em Doom, Wolfenstein ou Quake, em que havia esse elemento gratuito [como um shareware]. Nosso primeiro episódio inteiro era gratuito — não nos dê dinheiro, jogue tudo aquilo. Se você gostava e queria jogar mais, então você finalmente nos pagava. Para mim, aquilo parecia o modelo mais justo”, afirmou Romero.

“Quando todos esses jogos foram disponibilizados como sharewares, isso mudou toda a indústria. Antes do shareware não havia CD-ROMs, não havia nenhuma espécie de demonstração. Se você queria comprar Ultima, Secret of Monkey Island, qualquer um desses jogos, você tinha que olhar muito bem para a caixa e decidir pagar 50 pratas para adquiri-los”, conta.

Comentários

comentários

About The Author

Related posts